EXTENDED DISC ®
SOLICITE A VISITA DE UM CONSULTOR

Como conversar com pessoas perfil S?

Às vezes acontece em uma reunião, sobre um novo tema, alguém levanta a mão e aprofunda o seu entendimento sobre o mesmo, se não for através de perguntas (meio que um ‘bate bola’), com certeza será por meio de observações pontuais ou daquela expressão nítida de dúvida eterna acompanhada de uma leve balançada de cabeça, como quem indica – não verbalmente – que está processando a informação recebida.

Ou então, há aquele colega que demora cinco minutos para explicar uma questão que poderia ser resumida em 15 segundos. Os “daís” são evidentes e as palavras para resolver um conflito serão meticulosamente calculadas. É latente o pensamento: “como falar sem ofender?”. E, será evidente o desconforto ao ouvir: “você vai ter que mudar [de área/lugar]”. Desta forma, Situação x Expectativa: “Mas Como Assim? Eu me sinto bem nessa função/aqui”; mas por outro lado há a Situação x Realidade: verbaliza a resposta “Ok”, mas sofrendo por dentro (com aquela música triste ao fundo, e os batimentos cardíacos a 133 b.p.m.).

“Hum… quero entender mais sobre isso…”.

Pessoas que buscam muitos detalhes em tudo o que fazem ou a cada nova informação, são tachadas como “chatas” ou “caçadoras de pelo em ovo”, mas não é bem assim! Aqueles que o dizem, mal sabem que essa riqueza de minúcias é a chave mestra de um serviço de alto nível qualitativo (logicamente: quanto mais você souber sobre o projeto, melhor será a sua solução para apresentá-lo).

Subordinado: “- Aaah! Esse projeto é para dois meses, não é? ”

Gestor: “- Não, é para daqui dois dias”.

Considerando o diálogo acima, imagine o desespero do subordinado. Pois, se isso acontecer, ele vai se frustrar com facilidade, porque é uma situação totalmente atípica do seu perfil predominante: eStabilidade!

Afinal…. Como conversar com uma pessoa de perfil S?

Você se viu neste texto ou conhece alguém que seja assim? Então, tenha em mente a palavra cautela. O tempo todo.

Em primeiríssimo lugar, seja confiável, pois, como diz o nome, pessoas com eStabilidade como perfil predominante admiram e buscam ter relações confiáveis, estáveis e duradouras, já que são bastante leais e organizam suas informações baseado em seus valores pessoais.

Pessoas “eStáveis” têm o seu próprio tempo para analisar, decidir e tomar ações, então pressionar e usar artifícios como: “tempo é dinheiro”, com certeza não garantirão o conforto e tampouco os resultados da pessoa com esse perfil. Ao invés de impor a atividade, o gestor de um alto S pode propor um prazo, por exemplo. Isso obviamente certificará que o S terá a solução do caso no tempo certo.

E, por mais errôneo que isso seja, uma pessoa com eStabilidade como perfil predominante, não sabe, ou melhor, não gosta de dizer “não”. Como não gosta de conflitos, para esta pessoa é praticamente impossível negar o que lhe pedem, por mais improvável ou difícil que seja a solicitação.

Em suma, são pessoas que buscam segurança, conforto e qualidade no que fazem, sem deixar de ser amáveis, boas ouvintes e gentis.


Entre em contato para ter mais informações sobre esta e outras aplicações e ferramentas da Extended DISC®
(11) 3167-5168 / 0800 777-5168
contato@extendeddisc.com.br
extendeddisc.com.br

Patrícia Gonçalves Salamon

Publicitária pela FIAM-FAAM Centro Universitário (FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas / Grupo Laureate). Atua como Consultora de Relacionamento com Clientes na Extended DISC Brasil, possui vivência em Planejamento de Comunicação, Técnicas de Apresentação, Captação, Prospecção e Atendimento ao Cliente. É qualificada em Análise Avançada de Perfil Comportamental de Pessoas e Equipes.